Muaythai
Muaythai nasceu na China por imigrante da Cidade de Yunnam, e na viagem dessa migração eles sofriam freqüentes ataques, e por motivo de segurança e para se proteger criaram um método de luta chamado "Chupasart", no treinamento do “Chupasart”, freqüentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o percursor do atual Muayhthai.
O Muaythai é apelidado de “a ciência dos oito membros”, já que ensina a seus praticantes a usar as duas mãos, os dois pés, as duas pernas e os dois cotovelos para uma chuva de golpes sobre os oponentes. O Muay Thai envolve um treinamento intensivo para enrijecer as pernas, cotovelos, punhos, joelhos, e até a cabeça.
Segundo o presidente da federação, Pedro Lopes Santana, o esporte é visto como uma prática violenta. “As pessoas geralmente tem um conceito errado de esportes ligados a lutas. Imaginam que as pessoas vão à academia para aprender a lutar e sair batendo em todo mundo por ai. A realidade esta bem longe disso, na academia temos disciplina e principalmente, respeitamos a filosofia do esporte”.
Essa é apenas uma de muitas artes marciais, porém nenhuma ou raramente é utilizada pelas escolas, e precisamos tirar esse estigma de que as lutas são totalmente a favor da violência.
Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar, despertam a consciência sobre o próprio corpo, aprimoram as habilidades, melhoram a postura e o equilíbrio, aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração.
Segundo Ricardo Kanashiro: “Toda luta está fundamentada em princípios filosóficos e espirituais muito fortes, que buscam o desenvolvimento do intelecto e do caráter”
A cultura também é umas da principal importância da inclusão das lutas na escola, pois todas carregam importantes elementos culturais, principalmente do Oriente.
Segundo Daolio (2004) a idéia de que a cultura é o principal conceito para a educação física, “porque todas as manifestações corporais humanas são geradas na dinâmica cultural, desde os primórdios da evolução até hoje”.
Pierre Parlebas (1990) lembra que as lutas em geral são atividades esportivas com uma oposição presente, imediata, e que é o objeto da ação, existe uma situação de enfrentamento codificado com o corpo do oponente. Desta forma, mais do que lutar contra o outro, a educação física escolar deve ensinar a lutar com o outro, estimulando os alunos a aprenderem através da problematização dos conteúdos e da própria curiosidade dos alunos.
O mais importante da inclusão das lutas, e a vontade e a força de vontade do professor de poder querer o melhor de seus alunos, lembrar sempre que não é somente a modificação do aluno, mas a modificação do aluno para a vida.
COMO SEMPRE NÃO CONSEGUI COLOCAR A PORCARIA DO VIDEO, MAS ACESSEM MUITO BOM
Orientações:
ResponderExcluir- Fundamentar mais os posts
- Cuidado com a escrita
- Usar mais vídeos, imagens e músicas
- Colocar as referências bibliográficas citadas ao final dos posts
- Seu blog está bom Juliana! Sugerimos que vc continue postando nos próximos semestres!